Motta esteve com Derrite e diretor da PF para tratar sobre o combate ao crime organizado

Presidente da Câmara afirma ter articulado conversa entre Guilherme Derrite e o diretor da PF, Andrei Rodrigues, para assegurar que a corporação siga atuando nas investigações

O deputado Hugo Motta, novo presidente da Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda-feira (10) que intermediou uma conversa entre o deputado Guilherme Derrite (PP-SP) e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, para discutir as investigações da PF no combate ao crime organizado.

Em publicação no X (antigo Twitter), Motta disse que o objetivo do diálogo foi assegurar que a Polícia Federal manterá suas atribuições nas apurações sobre facções e organizações criminosas.

“Intermediei um diálogo entre o deputado @DerriteSP e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, com a finalidade de garantir que a PF manterá suas atribuições nas investigações contra o Crime Organizado”, escreveu o parlamentar.

Leia também

Discussão ocorre em meio a debate sobre competências policiais

O Congresso neste momento discute projetos de lei voltados à segurança pública, entre eles o PL Antifacção (5582/2025) e o PL Antiterrorismo (1283/2025), que tratam da atuação de forças de segurança federais e estaduais no combate ao crime organizado.

Motta tem buscado aproximar as instituições envolvidas na formulação e execução das políticas de segurança, defendendo que o enfrentamento às facções criminosas exige coordenação nacional e autonomia técnica das forças de investigação.

A Polícia Federal, por sua vez, não comentou oficialmente o teor da reunião.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Ouvindo...