O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos–PB), afirmou nesta quarta-feira (22) que vai colocar em votação o pedido de urgência para o projeto que cria a bancada cristã na Casa.
“Acabo de receber um requerimento de urgência que trata de um projeto de resolução que cria a bancada cristã na Câmara, demonstrando que as bancadas evangélica e católica têm interesse em caminhar conjuntamente em pautas de interesse da população brasileira”, declarou Motta.
Segundo o presidente, a votação da urgência do Projeto de Resolução da Câmara (PRC) deve ocorrer ainda nesta quarta. Caso o requerimento seja aprovado, a tramitação da proposta será acelerada.
O anúncio foi feito durante um culto ecumênico realizado na Câmara dos Deputados, com a presença de lideranças católicas e evangélicas. Motta participou do evento acompanhado de sua esposa.
A proposta prevê a criação de uma liderança cristã e assegura aos religiosos um assento no colégio de líderes da Câmara, grupo que é responsável por descutir as pautas que vão ao plenário.
O projeto também concede à bancada o direito de usar a palavra durante o período de Comunicações de Liderança, por cinco minutos semanais, para manifestar a posição dos parlamentares cristãos em votações e apresentar ações de interesse do grupo.
“O objetivo da Bancada Cristã é reforçar o direito dos parlamentares de se organizarem para promover o debate público à luz de seus valores e convicções, garantindo maior articulação e visibilidade às pautas que defendem a família, a vida, a justiça social e a liberdade de expressão da fé”, diz o texto.
Durante o culto, o deputado Luiz Gastão (PSD–CE), presidente da Frente Parlamentar Católica, anunciou que já reuniu as assinaturas necessárias para dar início à tramitação do projeto que cria a bancada cristã.