O presidente Lula chegou em Jacarta, capital da Indonésia, na manhã desta quarta-feira (22), para uma agenda de quatro dias em países do sudeste asiático. A expectativa é de que Lula se encontre no domingo (26) com o presidente americano, Donald Trump.
Na Indonésia, Lula se reunirá com o presidente Prabowo Subianto. Os dois assinarão atos de cooperação entre os países. Ainda na Indonésia, Lula se encontrará com o secretário-geral da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático) para discutir detalhes na relação entre o Brasil e a organização.
Na sequência, Lula viajará para Malásia, onde vai participar da Cúpula da Asean, na capital, Kuala Lumpur. O presidente brasileiro também terá uma série de encontros com autoridades e empresários no país.
No domingo (26), a previsão é de que Lula tenha uma reunião bilateral com Donald Trump. O encontro vem sendo articulado por integrantes dos dois governos desde que os dois chefes de Estado tiveram uma breve conversa (e uma química) durante a Assembleia Geral da ONU, no mês de setembro, em Nova York.
Além de Lula a comitiva oficial conta com os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), além do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.