Motociclistas pedem a Damião ajuda para ‘mesa de negociação’ com plataformas

Documento foi enviado após ato nessa segunda-feira reunir centenas de motociclistas na porta da PBH; grupo seguiu até a Câmara Municipal

Motociclistas foram até a prefeitura de BH e a Câmara Municipal nessa segunda-feira (10)

Motociclistas que atuam entregando alimentos, objetos e transportando pessoas em Belo Horizonte pedem ajuda ao prefeito para a instituição de uma “mesa de negociação” entre representantes da classe e as empresas operadoras de aplicativos. O documento, ao qual a Itatiaia teve acesso, foi encaminhado ao prefeito Álvaro Damião (UNIÃO).

A expectativa dos profissionais é de que o prefeito receba a categoria para uma audiência ainda nesta semana. Na segunda, durante ato com participação de centenas de motociclistas, os representantes da categoria foram recebidos por Duander Franco, chefe de gabinete do prefeito. A Itatiaia entrou em contato com a Prefeitura de BH, e aguarda um posicionamento oficial.

Categoria quer aprovação de projeto na Câmara Municipal

Os motociclistas ainda defendem a aprovação, sem emendas, do Projeto de Lei (PL) 19 de 2025, de autoria do vereador Pablo Almeida (PL). O texto foi construído com sugestões da categoria, e é uma forma de blindar a atuação dos motociclistas.

Os profissionais temem que uma legislação federal mais restritiva seja aprovada, onerando os trabalhadores e cobrando mais apoio da plataforma. A categoria entende que, se isso acontecer, a atuação como motofretista pode ficar mais engessada e com mais encargos.

O PL 19/25 foi aprovado em primeiro turno em junho, e aguarda tramitação em segundo turno na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte.

Leia também

Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades.

Ouvindo...