Ouvindo...

Moraes derruba sigilo de decisão que autorizou operação contra Bolsonaro; veja detalhes

Ministro determinou o uso de tornozeleira eletrônica em Bolsonaro e o recolhimento domiciliar noturno

STF derruba sigilo de decisão que pediu tornozeleira em Bolsonaro

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nesta sexta-feira (18) a decisão do ministro Alexandre de Moraes que autorizou operação da Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e determinou o uso de tornozeleira eletrônica e o recolhimento domiciliar noturno.

Pela decisão, o ex-presidente está proibido de se aproximar de embaixadas e consulados, de manter contato com embaixadores ou autoridades estrangeiras — bem como com outros réus e investigados no processo.

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes afirma que a Polícia Federal identificou um alinhamento entre Bolsonaro e seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), na prática de atos ilícitos que, em tese, podem configurar os crimes de coação no curso do processo, obstrução de investigação envolvendo organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Entenda

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na manhã desta sexta. Os mandados, autorizados pelo STF, foram cumpridos na casa do ex-presidente e em outros endereços ligados ao Partido Liberal (PL).

Leia também

“A Polícia Federal cumpriu, nesta sexta-feira (18/7), em Brasília, dois mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão, em cumprimento a decisão do Supremo Tribunal Federal, no âmbito da PET n.º 14129", informou a PF.

O ex-presidente estava em casa no momento em que agentes da PF chegaram ao local.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) e especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universário de Brasília (Uniceub), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.