STF conclui ação do golpe e Bolsonaro fica a um passo do início da pena

Com a decisão em trânsito em julgado, ministro Moraes abre caminho para a execução da pena de 27 anos em regime fechado

Jair Messias Bolsonaro, ex-presidente da República

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou o trânsito em julgado da ação que apura a tentativa de golpe envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na prática, a decisão encerra definitivamente o processo e impede qualquer novo recurso por parte dos réus.

Além de Bolsonaro, também tiveram as ações concluídas o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o deputado federal e ex-diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem (PL-RJ). Os três deixaram passar o prazo para apresentar o segundo recurso de embargos de declaração — que terminou na segunda-feira (25) — e, por isso, o processo foi finalizado.

Com o trânsito em julgado, Moraes, que é o relator do caso, deve agora decretar o início do cumprimento das penas. A decisão pode ser tomada a qualquer momento. Caberá ao ministro definir os locais onde cada condenado deverá cumprir a pena.

Bolsonaro foi sentenciado pela Primeira Turma do STF a 27 anos e 3 meses de prisão, em regime inicial fechado, acusado de liderar uma organização criminosa que atuou para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e subverter o Estado Democrático de Direito.

Os primeiros embargos de declaração, apresentados por todos os réus, já haviam sido rejeitados pela Primeira Turma. A segunda rodada de embargos — destinada apenas a esclarecer eventuais pontos da decisão — não foi apresentada pelas defesas, o que levou ao encerramento definitivo do processo.

Leia também

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...