Ouvindo...

Lula se reúne pela primeira vez com o Papa Leão XIV

Presidente afirmou ter conversado com o pontífice sobre ‘religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo’

O presidente Lula (esq.). e o Papa Leão XIV (dir.)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta segunda-feira (13) com o Papa Leão XIV, em Roma. Essa foi a primeira reunião dos dois desde que o pontífice assumiu a Santa Sé, em maio, com a morte do Papa Francisco.

Nas redes sociais, o petista afirmou que durante a audiência com o chefe da Igreja Católica, os dois conversaram sobre “religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”.

“Parabenizei o Santo Padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e a sua mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres. Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, escreveu.

Lula também convidou Leão XIV para participar da COP 30 em Belém (PA). O pontífice, no entanto, disse que não poderá participar em razão do Jubileu, mas garantiu representação do Vaticano na conferência climática.

Leia também

O Papa também afirmou que pretende visitar “no momento oportuno”.

Além de Lula e da primeira-dama Janja Lula da Silva, também participaram da audiência os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), a senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA), a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e o embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Vieira.

Nesta segunda-feira, Lula participa ainda na capital italiana da abertura do Fórum Mundial da Alimentação, principal evento anual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), e da segunda reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada durante a presidência brasileira do G20 no ano passado.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.