Ouvindo...

Lula recebe presidente da Nigéria em esforço para abrir novos mercados ao Brasil

Encontro é realizado no Palácio do Planalto, sede do governo federal em Brasília

O presidente Lula (dir.) e o presidente da Nigéria, Bola Tinubu (esq.)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta segunda-feira (25) o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, no Palácio do Planalto. A reunião faz parte da estratégia que o petista adotou nas últimas semanas de encontrar líderes internacionais em busca de novos mercados para os produtos brasileiros após a sobretaxa de 50% aplicada pelos Estados Unidos.

Na programação da visita do chefe de Estado nigeriano, estão ainda a assinatura de atos de cooperação entre os dois países e uma declaração à imprensa, seguida de um almoço no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.

Além de Tinubu, Lula também se encontrará na quinta-feira (28) com o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, na sede do governo brasileiro.

Leia também

Alckmin entra em campo

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, que coordena a resposta brasileira ao tarifaço americano, também entrará em campo na busca por novos mercados internacionais e embarca para o México na terça-feira (26). A agenda prevê um encontro com a presidente do país, Claudia Sheinbaum, de esquerda e aliada de Lula na região.

Em entrevista a jornalistas em São Paulo no último sábado (23), Alckmin destacou que a viagem tem o objetivo de fortalecer o comércio nas áreas de biocombustíveis, energia, combustível sustentável de aviação (SAF), agroindústria, saúde, além da facilitação de vistos.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.