O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (23) que não pretende comentar a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a
“Eu não faço comentário sobre uma decisão da Suprema Corte. A Justiça tomou uma decisão, ele foi julgado, ele teve todo direito à presunção de inocência, foram praticamente dois anos e meio de investigação, de delação, de julgamento. Então, a Justiça decidiu, está decidido, ele vai cumprir a pena que a Justiça determinou, e todo mundo sabe o que ele fez”, afirmou o presidente.
Bolsonaro foi preso preventivamente no sábado (22), após o ministro Moraes entender que uma vigília convocada na porta da casa dele, onde cumpria prisão domiciliar, poderia causar riscos à ordem pública. O ministro do STF também registrou que o ex-presidente
Durante a coletiva, Lula também foi questionado se a prisão do ex-presidente poderia gerar desgastes diplomáticos com os Estados Unidos, já que o presidente dos EUA, Donald Trump, alegou que o Brasil estaria promovendo uma ‘caça às bruxas’ contra Bolsonaro - o que foi justificado para promover o aumento da tarifa para exportação dos produtos brasileiros. O presidente negou preocupação e declarou que o Brasil não aceita interferências externas.
“Trump tem que saber que somos um país soberano, que a gente decide. E o que a gente decide aqui, está decidido”, disse Lula.
A 20ª edição da Cúpula do G20 em Joanesburgo terminou neste domingo. Na sequência, Lula embarca para Maputo, capital de Moçambique, onde faz uma visita de trabalho na segunda-feira (24). A viagem faz parte das comemorações de 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países