Ouvindo...

Lula diz que traficantes são ‘vítimas de usuários’ e provoca críticas da oposição

Líder da bancada do PL na Câmara acusa presidente de ‘passar pano para o crime’ após declarações na Indonésia

Presidente Lula ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto

Uma declaração dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem gerado reações e críticas na oposição. Durante de imprensa realizada nesta sexta-feira (24), na Indonésia, o presidente afirmou que que “traficantes são vítimas de usuários também”, ao comentar a atuação dos Estados Unidos contra o tráfico de drogas na Venezuela. Segundo ele, há uma relação direta entre quem vende e quem consome, e o combate às drogas precisa ser feito com cuidado e dentro da lei.

Leia também

“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente seria mais fácil combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse Lula em entrevista a jornalistas.

Leia mais: ‘Quero provar que houve erro nas taxações’, diz Lula sobre encontro com Trump

O comentário gerou repercussão negativa da oposição. O líder da bancada do PL na Câmara, deputado Sostenes Cavalcanti (PL-RJ), classificou a declaração como “inacreditável” e afirmou que o governo estaria defendendo criminosos. Segundo o parlamentar, Lula estaria “passando pano para o crime” enquanto os brasileiros enfrentam violência e dificuldades diárias.

EUA e Venezuela

O presidente também criticou a postura do governo de Donald Trump, que nos últimos dias sugeriu uma ofensiva contra cartéis na Venezuela e afirmou que poderia “matar as pessoas que estão trazendo drogas para os EUA”. Para Lula, a lei deve ser respeitada:

“Você não fala que vai matar as pessoas. Você tem que prender as pessoas, julgar as pessoas, saber se a pessoa estava ou não traficando, e aí você pune as pessoas de acordo com a lei. É o mínimo que se espera de um chefe de Estado”, afirmou.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio