Ouvindo...

Lula discute comércio, clima e Ucrânia em conversa com Macron

Telefone durou mais de uma hora e, durante a conversa, presidente francês confirmou que estará presenta na COP30, em Belém

Lula e Macron em terceiro dia de agendas, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou na manhã desta quarta-feira (20) por telefone com o presidente da França, Emmanuel Macron. A ligação, que durou quase uma hora, abordou comércio internacional, mudanças climáticas e esforços de paz na Ucrânia, segundo o Palácio do Planalto.

Durante a conversa, Lula destacou as ações do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Macron também aproveitou o contato para confirmar presença na COP-30, que será realizada em Belém, em novembro.

Articulação internacional contra tarifaço e abertura de mercados

A conversa com Macron integra uma série de contatos de Lula com líderes estrangeiros para enfrentar o chamado tarifaço norte-americano e ampliar a presença do Brasil em negociações globais. Nos próximos dias, o presidente deve falar com Cyril Ramaphosa, da África do Sul; Ursula von der Leyen, da Comissão Europeia; e Friedrich Merz, chanceler da Alemanha.

Leia também

Com Ramaphosa, a articulação faz parte de uma estratégia conjunta do Brics para pressionar Washington. Outro objetivo é avançar na assinatura do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, que enfrenta resistência do agronegócio europeu, especialmente francês, preocupado com a concorrência de produtos sul-americanos.

O governo também busca abrir novos mercados para exportações que antes seriam destinadas aos Estados Unidos e reforça seu compromisso com o multilateralismo e com medidas de proteção a trabalhadores e empresas brasileiras.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.