O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá no final da tarde desta quarta-feira (6) com um grupo de ministros para discutir a sanção ao projeto de lei que estabelece novas regras para o licenciamento ambiental. O prazo para que o petista decida sobre o texto termina na próxima sexta-feira (8).
Aprovado pelo
Participam da reunião no Palácio do Planalto as ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), além do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o advogado-geral da União, Jorge Messias.
Segundo apurou a Itatiaia, o texto não será integralmente vetado por Lula. O que estará em discussão, portanto, será sobre a rejeição de alguns trechos considerados mais problemáticos pela equipe ambiental do governo.
Em julho, após a aprovação do projeto pelo Congresso, Marina se manifestou contrária à proposta e disse que o texto “flexibiliza ao extremo os procedimentos de licenciamento ambiental e fragiliza todo o arcabouço legal que sustenta a proteção socioambiental, sem trazer ganho de eficiência ou agilidade”.