Ouvindo...

Justiça adia audiência de ação contra Kalil por nepotismo após ausência do ex-prefeito

Kalil não esteve presente na audiência, que foi adiada para próximo mês; o ex-prefeito nomeou irmão de ex-namorada em cargo na PBH e é acusado de improbidade

A audiência de processo sobre suposto nepotismo de Alexandre Kalil (sem partido) na Prefeitura de BH, marcada para esta segunda-feira (18), foi adiada para o próximo mês após a ausência do ex-prefeito.

A sessão, feita por videoconferência com o juiz Danilo Couto Lobato Bicalho, da 3ª Vara da Fazenda Pública, contou com advogados das defesas. O outro réu no caso, Marcelo Amarante Guimarães, também não estava presente.

A ação civil pública, que tramita desde 2022, pede a condenação de ambos por improbidade administrativa.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) alega que Alexandre Kalil, prefeito de Belo Horizonte de 2017 a 2022, cometeu ato de improbidade administrativa ao nomear Fernanda, ex-namorada de Kalil, em 2017, para um cargo comissionado na Prefeitura, e indicar o irmão dela, Marcelo, em 2020, para a Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica.

Fernanda era ex-assessora jurídica do gabinete de Kalil durante seu mandato. Ela foi intimada para prestar depoimento, mas também não compareceu e será novamente convocada para a próxima audiência, no dia 17 de setembro.

Leia também

Além de Fernanda, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) insiste em ouvir o testemunho de Hércules Guerra, ex-procurador-geral do município.

O juiz também concedeu às defesas o prazo de cinco dias para apresentar os endereços atualizados dos réus, com o objetivo de viabilizar as intimações para um possível interrogatório.

O MPMG solicita a aplicação de multa civil de até 24 vezes o valor da remuneração recebida nos cargos exercidos, além da proibição de Kalil e Marcelo Amarante Guimarães de contratar com o poder público por até quatro anos.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo