Ouvindo...

Hugo Motta recebe presidente do Equador e defende cooperação contra crime organizado

Encontro destacou cooperação no combate ao crime organizado, comércio bilateral e compromissos ambientais à frente da COP 30

Presidente do Equador, Daniel Noboa, e o presidente da Câmara, Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu nesta segunda-feira (18) o presidente do Equador, Daniel Noboa, em visita oficial ao Brasil. No encontro, Motta destacou a importância de fortalecer as relações bilaterais e defendeu a união dos países latino-americanos no combate ao crime organizado e transnacional.

“A Câmara quer reforçar a capacidade do Estado brasileiro de enfrentar a criminalidade. Vejo neste tema uma ampla oportunidade para que os países possam colaborar com resultados positivos para a vida cotidiana”, afirmou Motta, ao cobrar maior parceria regional no enfrentamento da violência.

O presidente da Câmara também mencionou a realização da COP 30, marcada para novembro, no Pará, como oportunidade para que Brasil e Equador apresentem compromissos que conciliem crescimento econômico e preservação ambiental.

Leia também

Daniel Noboa, por sua vez, reforçou o compromisso do governo equatoriano no combate ao narcotráfico e afirmou que sua política de segurança pública tem apoio do Parlamento. “Estamos focados para devolver a dignidade ao povo equatoriano”, declarou. Noboa também destacou a necessidade de ampliar o comércio bilateral: “Temos 80% de déficit e espaço para crescer nesse sentido”.

A visita contou ainda com atos de cooperação assinados entre os dois países, nas áreas de segurança alimentar, agricultura familiar e inteligência artificial. Em 2024, a corrente de comércio entre Brasil e Equador somou US$ 1,1 bilhão, com destaque para exportações brasileiras de veículos, máquinas, medicamentos e produtos de papel e celulose.

Mais cedo, Noboa foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.