Ouvindo...

Jornalista Oswaldo Eustáquio recebe visto dos EUA e provoca Moraes nas redes

Autorização concedida ao jornalista foragido do Brasil foi dada ainda durante o governo de Joe Biden, mas documento foi entregue apenas nesta semana

Considerado foragido, Oswaldo Eustáquio está na Espanha

Foragido do Brasil por duas ordens de prisão determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, o jornalista Oswaldo Eustáquio recebeu na sexta-feira (18) o visto que autoriza sua entrada nos Estados Unidos.

A concessão para Oswaldo já havia sido autorizada em outubro de 2024, ainda durante o governo do ex-presidente Joe Biden, mas a entrega do documento aconteceu apenas nesta semana, na embaixada dos EUA na Espanha, onde mora atualmente o jornalista brasileiro.

Oswaldo Eustáquio é considerado foragido do Brasil por duas ordens de prisão determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, por ameaça, corrupção de menores e tentativa de abolição do Estado Democrático pelos atos de 8 de janeiro. Após a fuga, se baseou no Paraguai e na Argentina, e depois seguiu para a Espanha.

“O mundo gira. Moraes teve o visto cancelado e Eustáquio o visto concedido. Quem é o foragido agora?”, escreveu Oswaldo Eustáquio em suas redes.

“Eu venci Alexandre de Moraes na mais alta corte na Espanha sob o favor de Deus. Eles arrancaram tudo que eu tinha, menos os meus princípios e a minha lealdade ao presidente Bolsonaro. Hoje o mundo sabe que Moraes é um ditador”, continuou.

O governo brasileiro pediu a extradição do foragido para que ele cumprisse pena no Brasil, mas a Justiça espanhola viu “motivação política” e negou a solicitação.

O recebimento do visto ocorreu no mesmo dia em que o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciou em suas redes sociais e no site oficial do Departamento de Estado que revogará vistos do ministro Alexandre de Moraes, do STF e de “seus aliados”.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.