Uma reunião Especial de Plenário será realizada na próxima segunda-feira (11) para celebrar os 77 anos da independência do Estado de Israel.
A solenidade será uma homenagem à Comunidade Judaica e atende um requerimento apresentado pelo deputado estadual Lincoln Drumond (PL).
O requerimento do parlamentar diz que a independência aconteceu com a contribuição do Brasil, uma vez que o diplomata Oswaldo Aranha presidiu a sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1947, aprovou a Resolução 181, que permitiu a divisão da Palestina em estados árabes e judeus.
“Celebrar os 77 anos de independência de Israel é reafirmar o valor da liberdade, da soberania e da perseverança de um povo que superou perseguições e construiu uma nação moderna, democrática e inovadora”, disse o deputado.
Independência de Israel
A independência de Israel do império britânico foi declarada em 14 de maio de 1948, quando a cidade de Tel Aviv contava com 100 mil habitantes. Atualmente, de acordo com o requerimento, existem 14 cidades em Israel com mais de 100 mil moradores e outras seis, com população superior a 200 mil.
“Como cristão e defensor da liberdade religiosa, acredito que essa homenagem reforça os laços de amizade e cooperação entre Brasil e Israel, além de ser um gesto de respeito à pluralidade que enriquece nosso Estado”, disse Lincoln.