Ouvindo...

Zema diz que vai extinguir licenciamento ambiental para pecuária e lavouras até 1.000 hectares

O anúncio foi feito pela secretária de Meio Ambiente, Marilia Melo, na Megaleite, no Parque da Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte

Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais, Marilia Melo, fez o anúncio na Megaleite na noite desta terça-feira (10)

O governo Zema anunciou, na noite desta terça-feira (10), que vai extinguir o licenciamento ambiental para propriedades rurais de até 1.000 hectares para prática da pecuária extensiva ou cultivos de lavoura de soja, milho e café em Minas Gerais.

O anúncio foi feito pela secretária de Meio Ambiente, Marilia Melo, na Megaleite, no Parque da Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte.

A alteração é uma drástica mudança na política ambiental do estado. Antes, a isenção do licenciamento ocorria para propriedades com até 200 hectares.

O governo Zema irá tratar o assunto com prioridade. Marília Melo disse que vai pautar o assunto já nesta quarta-feira (11) no Conselho de Política Ambiental.

“Isso significa oportunidade de regularização ambiental aos produtores rurais que prestam um importante serviço ambiental para a sociedade. Nosso agricultor, em Minas, é sustentável”, destacou a secretária.

O governador Romeu Zema (Novo), afirma que há “um certo exagero nas regras” ambientais e disse que há o que melhorar no setor ambiental. “Temos que conciliar desenvolvimento humano com preservação ambiental. E isso é totalmente possível, factível”, pontuou.

Leia também

Ainda foi anunciado a implementação de outorga sazonal nas bacias dos rios São Francisco e Paraíba do Sul. Com isso, a gestão de Romeu Zema (Novo) busca usar melhor a água, melhorar a produtividade e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do estado.

Também será realizada uma consulta pública para revisitar o Decreto de Penalidades, facilitando e ampliando a Denúncia Espontânea. “Vamos simplificar a norma e os procedimentos e regulamentar a ‘dupla visita’, para não sermos injustos”, afirmou a secretária de Zema.

Por fim, foi solicitada a instalação de um grupo de trabalho para avaliação de autuações no Norte de Minas, para verificar se houve autuações não fundamentadas.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde