Ouvindo...

Governo libera R$ 10 milhões à ANP para garantir fiscalização do mercado de combustíveis

Agência estava sob contenção orçamentária desde maio

Além da fiscalização de combustíveis, também ficam garantido o monitoramento da qualidade dos produtos

O governo federal liberou na segunda-feira (21) R$ 10 milhões para garantir a fiscalização do mercado de combustíveis pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O recurso partiu do Ministério de Minas e Energia, em conjunto com o Ministério do Planejamento e Orçamento.

A ANP estava sob contenção orçamentária desde maio.

“Garantir recursos para a ANP é fundamental para que possamos reforçar a fiscalização sobre o mercado de combustíveis e proteger o bolso do consumidor brasileiro. Temos atuado com firmeza para coibir abusos e assegurar que a população pague um preço justo. Por isso, nossa prioridade foi articular dentro do governo a liberação desse recurso emergencial para que a agência mantenha suas atividades em pleno funcionamento”, declarou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Leia também

Além da fiscalização de combustíveis, também ficam garantidos:

  • o monitoramento da qualidade dos produtos;
  • o levantamento de preços;
  • os investimentos em tecnologia.

Segundo o MME, a liberação do recurso também viabiliza o planejamento do leilão do 3º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha, previsto para outubro.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.