Governo do DF monitora protesto de Nikolas e não descarta aumentar efetivo

Deputado do PL fará ato em Brasília no domingo (25) contra a prisão de Bolsonaro e envolvidos no 8 de janeiro

Nikolas Ferreira, parlamentares de oposição ao governo Lula e militantes de direita caminham até Brasília

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) informou nesta sexta-feira (23) que monitora a caminhada liderada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) contra o que ele considera “prisões injustas”, como a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a de condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Segundo a pasta, o acompanhamento é feito de “forma permanente”, com a adoção de “protocolos atualizados de planejamento e atuação consolidados”.

“O esquema de segurança é baseado em planejamento integrado entre as forças de segurança do DF, com monitoramento prévio, gestão de riscos, definição de áreas de interesse estratégico, emprego de policiamento ostensivo e especializado, além de pronta capacidade de resposta para preservação da ordem pública, do patrimônio e da segurança das pessoas”, destaca o órgão, em nota.

Nikolas afirmou que o local final de sua caminhada será a Praça do Cruzeiro, a cerca de 6,4 km do Congresso Nacional, foco dos protestos do parlamentar e de seus apoiadores, que pressionam pela derrubada do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto de lei que reduz as penas para condenados por crimes contra a democracia.

A previsão é que o deputado chegue ao local no domingo (25). À Itatiaia, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, afirmou ter sido comunicado previamente do ato.

Com a expectativa de muitos manifestantes, a SSP-DF disse que “por se tratar de informação estratégica e dinâmica”, o número de policiais que serão empregados para garantir a segurança da manifestação não será divulgado previamente. Entretanto, a pasta não descarta um aumento do efetivo conforme o cenário.

“Por se tratar de informação estratégica e dinâmica, o quantitativo de efetivo empregado não é divulgado previamente. A SSP-DF destaca, no entanto, que o número de profissionais mobilizados é dimensionado de acordo com a análise técnica de risco, podendo ser ajustado a qualquer momento conforme a evolução do cenário”, afirma.

Ainda de acordo com o órgão, até o momento, não há previsão de interdições totais no trânsito, apenas pontuais e temporárias, que ainda serão comunicadas à população. A SSP-DF também reforçou que fiscalizará o porte de itens proibidos durante o ato para garantir a integridade dos participantes, das forças de segurança, do patrimônio público ou privado.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Ouvindo...