Ouvindo...

Governo do Ceará anuncia sistema para integrar polícias e guardas municipais

Segundo o governador Elmano de Freitas, no entanto, o projeto ainda precisa ser discutido com os prefeitos dos 184 municípios

O objetivo do programa seria fortalecer e integrar as tecnologias das forças de segurança.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou, nesta segunda-feira (16), a criação de um sistema integrado entre as polícias Civil (PCCE) e Militar (PMCE) e as guardas municipais das 184 cidades do Estado.

O programa, no entanto, ainda não tem um nome e nem data para começar a funcionar. Segundo o governador, a ideia é que a proposta proporcione não só a integração e o fortalecimento das forças de segurança do Ceará, mas também ofereça “apoio financeiro” para as instituições.

Leia também

Durante o anúncio, no Seminário de Gestores Públicos, em Fortaleza, nesta segunda-feira (16), Elmano afirmou que pretende, ao longo das próximas semanas, discutir a ideia com os prefeitos. “O que buscamos no Ceará é ter um regime de colaboração [...] É esse processo de sentar com todos os prefeitos, independente do partido político”, disse.

Em 2023, o governador já havia sinalizado o desejo de integrar as polícias e as guardas municipais, mas o projeto não saiu do papel.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.