Ouvindo...

Gleisi rebate ameaças dos EUA por condenação de Bolsonaro: ‘Sabem que estão mentindo’

Ministra das Relações Institucionais classificou gesto da Casa Branca como ‘ilegal, autoritário e abusivo’

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, rebateu nesta terça-feira (16) a sinalização do governo dos Estados Unidos de que imporá novas sanções ao Brasil em resposta à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.

Em seu perfil no X, a chefe da articulação política do governo afirmou que o secretário de Estado americano, Marco Rubio, e a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, “sabem muito bem que estão mentindo sobre o julgamento de Bolsonaro e seus cúmplices pelo STF”.

“Eles foram condenados no devido processo legal por tentativa de golpe. Ao contrário do que difundem, o processo preservou o estado de direito democrático no Brasil. Ilegal, autoritário e abusivo é atentar contra a soberania de outro país, como vem fazendo o governo Trump para livrar Bolsonaro das penas a que foi condenado”, escreveu Gleisi.

Leia também

Na segunda-feira (15), Rubio afirmou que o governo de Donald Trump dará uma resposta nos próximos dias à condenação de Bolsonaro, que classificou como mais um capítulo de uma “campanha crescente de opressão judicial”.

Já Leavitt declarou, no último dia 9, que o republicano poderia usar a força militar para “proteger a liberdade de expressão” no Brasil e no mundo.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.