Ouvindo...

Gilmar Mendes rebate Tarcísio e afirma que não há ‘nem tirania, nem ditadura’ no Brasil

Ministro comentou, durante agenda em evento em São Paulo, as declarações do governador do estado no último 7 de Setembro

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes saiu em defesa da Corte e rebateu as declarações do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que, no ato na Paulista no último 7 de Setembro, utilizou palavras como “tirania” e “ditadura” ao se referir ao Supremo e aos ministros.

“Todos sabem que não há tirania, nem ditadura no Brasil. Certamente havia uma proposta de ditadura que nós logramos desmantelar. Isso é que preciso ficar anotado. Ninguém assume uma posição tirânica no Supremo Tribunal Federal. Os próprios advogados que estiveram na tribuna, advogados de figuras importantes, como o Presidente Bolsonaro ou Braga Netto, reconheceram que havia uma situação golpista”, destacou.

A postura de Tarcísio na avenida Paulista dividiu opiniões. A ala bolsonarista, que atacava o político do Republicanos por uma suposta neutralidade, em sua maioria, fez acenos favoráveis à declaração do governador. Alas mais moderadas da direita, que não ligadas ao bolsonarismo, não viram as declarações do político com bons olhos.

Mais próxima ao centro, a ala da direita tradicional de São Paulo teme que uma escalada nas declarações possa afastar eleitores, caso Tarcísio seja escolhido para disputar as eleições em 2026.

Apontado como um dos nomes fortes da articulação em prol da anistia, o governador de São Paulo chegou a ser cogitado em agendas pró-anistia nesta segunda-feira em Brasília. No entanto, a viagem foi cancelada.

Tarcísio é considerado o nome ideal para articular o projeto de anistia de Bolsonaro. O governador é reconhecido como um político de bom trânsito e diálogo entre diferentes partidos. Com apoio do PL e outras siglas ligadas ao campo da direita, o governador de São Paulo também teria que buscar o apoio de legendas do chamado “Centrão”.

Leia também

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.