O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou, em evento em Belo Horizonte na noite desta segunda-feira (15), que o partido deve ter candidatura própria à Presidência da República nas eleições gerais de 2026. O chefe da legenda ainda declarou que há dois nomes cogitados para assumir a dianteira no pleito: os governadores do Paraná, Ratinho Júnior, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
A fala aconteceu quando, em coletiva de imprensa, o presidente do partido discutia os rumos da legenda, que, mesmo compondo o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também tem filiados com posição antagônica ao presidente e, inclusive, favoráveis ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“O PSD está em um outro rumo, o PSD institucionalmente respeita a posição desses quadros (que compõem o governo Lula), mas o PSD caminha para ter candidatura própria à Presidência da República. Temos já dois pré-candidatos. O Ratinho Júnior, um governador muito bem avaliado, e Eduardo Leite, outro candidato bem avaliado. Portanto, o PSD caminha para ter uma candidatura própria à presidência da república”, declarou.