Ouvindo...

Ex-chefe do IBGE de Bolsonaro é nomeada vice no Banco Mundial para América Latina e Caribe

A economista brasileira Susana Cordeiro Guerra foi indicada ao Instituto pelo ex-ministro da Economia, Paulo Guedes

Susana Cordeiro Guerra, ex-chefe do IBGE.

A ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Cordeiro Guerra, foi nomeada, nesta segunda-feira (15), vice-presidente para a América Latina e o Caribe do Banco Mundial.

A economista brasileira é a primeira latino-americana a ocupar o cargo. Ela será responsável por uma carteira de operações que totaliza aproximadamente US$ 41,5 bilhões (equivalente a mais de R$ 220 bilhões), distribuídos por 21 países da região.

De acordo com Guerra, em comunicado oficial, a prioridade será a criação de empregos de qualidade como estratégia para a redução da pobreza na região.

Leia também

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de Harvard e doutora em Ciência Política pela Universidade de Massachusetts, Susana foi diretora do IBGE de 2019 a 2021, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por indicação do então ministro da Economia, Paulo Guedes.

Desde que deixou o IBGE, Susana ocupou um cargo no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A ex-chefe do IBGE é atualmente casada com Elbridge Colby, subsecretário para Políticas de Defesa do Pentágono, nos Estados Unidos. Filiado ao partido republicano, Colby é aliado do ex-presidente Donald Trump.

Íntimo do núcleo político de Trump, Colby é considerado um expoente do movimento Make America Great Again — “Faça a América Grande de Novo”, em português.

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.