Ouvindo...

Foto polêmica de Moraes: filha de fotógrafo desabafa após pai ser demitido

Alex Silva foi dispensado do ‘Estadão’ uma semana após capturar imagem; jornal nega correlação

Alex Silva foi demitido após 23 anos no ‘Estadão’

A demissão do fotógrafo Alex Silva, dispensado do jornal ‘O Estado de S. Paulo’, empresa do Grupo Estado, no último dia 7, cerca de uma semana após capturar o momento em que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, fazia um gesto obsceno na partida entre Corinthians e Palmeiras, na Neo Química Arena, no dia 30 de julho, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, segue dando o que falar.

Após críticas que relacionam a foto com a demissão — o ‘Estadão’ negou correlação —, foi a vez da filha do fotógrafo demitido, Lara Prado, postar um desabafo em seu Instagram pessoal.

No vídeo, a jovem, que está dentro de um carro, afirma que irá “explicar toda a história”. Após contextualizar o dia, relata que Alex Silva foi escalado especificamente para buscar uma foto de Moraes, que sabidamente estaria em um dos camarotes do estádio.

Leia também

“Depois de muito procurar, meu pai achou o ministro. Em seguida, não sei de fato o que alguém da torcida, ou a em si torcida, fez para o ministro, e essa foi a reação dele. Foram três fotogramas que ele conseguiu tirar e, em seguida, ele enviou para o Estadão”, começou ela.

Prado conta que o Estadão vendeu a foto para outros veículos de comunicação, apesar de ter deixado a foto apenas na home de seu site, no dia 31 de julho, e não na capa do jornal.

“A Folha que deu capa. Não foi o Estadão”, lembrou.

Por fim, Lara deu detalhes do dia da demissão e fez um questionamento.

“Após uma semana da foto, meu pai foi chamado na sede do Estadão e informado que seria desligado por motivos administrativos, sem mais justificativas. Meu pai tem mais de 35 anos de experiência como fotógrafo e 23 anos dedicados ao Estadão. Eu não sei se esse vídeo vai alcançar muitas pessoas, mas eu quero perguntar para você que está assistindo esse vídeo: você acredita nessa justificativa ou não?”, finalizou a jovem.

Estadão negou que demissão teve relação com foto de Moraes

Após a repercussão da demissão, o jornal O Estado de S. Paulo negou, em nota, que houve correlação entre a dispensa e a fotografia de Alexandre de Moraes. Confira a nota, divulgada pela CNN:

“O encerramento do vínculo profissional com o fotógrafo já estava planejado com antecedência e faz parte de uma redução de quadros da editoria de Fotografia, seguindo critérios exclusivamente administrativos.

Não há lógica em associar tal decisão à foto do ministro Alexandre de Moraes feita pelo profissional durante uma partida do Corinthians. A imagem em questão foi considerada de relevante valor jornalístico pelo Estadão. Não à toa, foi publicada como principal destaque na home do jornal ainda na noite da quarta-feira, dia do jogo. Permaneceu na home durante todo o dia seguinte e também foi publicada em espaço importante na edição impressa. O jornal ainda pautou uma reportagem para informar ao público o contexto em que a imagem tinha sido obtida. Colunistas do jornal repercutiram a fotografia do ministro em textos e vídeos. Por meio do Estadão Conteúdo, a imagem foi vendida para inúmeros veículos, inclusive para a CNN.

O Estadão jamais abrirá mão de seu compromisso histórico com a liberdade de expressão e os mais altos padrões de independência editorial.”

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.