O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para uma reunião nesta sexta-feira (17), às 16h, no Palácio do Planalto.
O encontro ocorre um dia após Vieira ter se reunido em Washington com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para discutir o tarifaço imposto pelo governo de Donald Trump a produtos brasileiros.
Embora a pauta oficial não tenha sido divulgada, Lula e Vieira devem tratar dos detalhes da conversa entre o chanceler e Rubio, que chegou a ter um trecho reservado de 15 minutos entre os dois.
A expectativa é que Vieira apresente um relato completo do diálogo e dos próximos passos nas negociações comerciais.
O presidente e o ministro também devem discutir a possibilidade de um encontro entre Lula e Trump, em meio ao esforço diplomático para reverter as tarifas sobre produtos brasileiros.
Um dos possíveis cenários para o encontro entre os dois presidentes, seria durante a reunião da Associação das Nações do Sudeste Asiatico (AESAN), que vai acontecer na Malásia no fim de outubro.
Após a reunião nos EUA, Vieira afirmou ter tido uma “ótima reunião” com o secretário americano e destacou o “clima construtivo e de cooperação” entre os dois países.
“Durante todo o encontro prevaleceu uma atitude prática e positiva, em sincronia com a boa química do telefonema da semana passada entre o presidente Lula e o presidente Trump”, disse o chanceler a jornalistas em Washington.