Ouvindo...

Secretaria de Meio Ambiente realiza plantios e expande arborização urbana em BH

A ação desta quarta-feira (15) foi realizada no canteiro central da Avenida Augusto de Lima, no bairro Barro Preto

Plantio ocorreu nas imediações da sede da OAB-MG, no Barro Preto

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou o plantio de mudas no canteiro central da Avenida Augusto de Lima, no bairro Barro Preto. A ação desta quarta-feira (15) foi realizada em parceria com a Comissão de Direito Ambiental da OAB-MG (Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais).

Foram plantadas seis mudas de grande porte da espécie oiti (também conhecida como maga-da-praia ou oiticica) no canteiro central, próximo à ciclovia. As árvores, com idade média de sete anos, são nativas da Mata Atlântica e atingem até 15 metros de altura, oferecendo uma sombra densa.

“Ações emblemáticas como essa são muito importantes para darmos o exemplo não só para atingir a meta de 50 mil plantios somente em 2025, mas também para ultrapassá-la e conscientizar a população”, destacou o secretário João Paulo Menna Barreto.

O plantio ocorreu nas imediações da sede da OAB-MG, no Barro Preto. “A arborização reduz a temperatura urbana e trará bem-estar a trabalhadores e ciclistas que passam por aqui, além de indicar uma cidade bem cuidada e preocupada com as questões climáticas. E quanto a isso a SMMA vem fazendo um trabalho fenomenal – estamos honrados por fazer parte desta ação”, afirmou o presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-MG, Roberto Brandão.

A ação reuniu membros da SMMA e da OAB-MG, com o apoio técnico de jardineiros experientes. “Passo com meus filhos e fico orgulhoso de dizer que essa árvore fui eu que plantei. É algo que une valor e prazer. É magnífico descansar sob uma sombra de árvore que a gente plantou”, disse Alessandro Chagas Costa, técnico que atua há mais de 10 anos em plantios para a Secretaria

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde