Ouvindo...

Ex-ministro da Previdência de Lula presta depoimento à CPMI do INSS na próxima semana

Carlos Lupi chefiava a pasta quando as fraudes nos descontos associativos foram reveladas

Carlos Lupi, ex-ministro da Previdência Social

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou nesta quinta-feira (4) que o colegiado ouvirá na próxima segunda-feira (8) o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi (PDT).

Ele chefiava a pasta e deixou o cargo em maio após a revelação das fraudes nos descontos associativos de aposentados e pensionistas do órgão de seguridade social.

Leia também

Lupi deporá na condição de convidado, quando o comparecimento não é obrigatório, mas segundo Viana, o ex-ministro já confirmou que irá à CPMI.

À época da revelação do escândalo, Lupi admitiu ter havio “safadezas” no INSS, mas negou omissão no caso. Em meio à pressão da oposição por sua demissão, o pedetista decidiu deixar o governo, assim como a bancada de seu partido na Câmara, que anunciou independência em relação à gestão petista.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.