Equipe médica de Viana descarta quimioterapia após cirurgia para retirada de tumor

O senador realizou, neste sábado (6), em Belo Horizonte, o procedimento cirúrgico para retirar um tumor no estômago diagnosticado em março deste ano

O quadro do senador é estável.

A equipe médica responsável pela cirurgia do senador Carlos Viana (Podemos-MG) para a retirada de um tumor no estômago afirmou que o parlamentar não deve precisar continuar com radioterapia ou quimioterapia no futuro como parte do tratamento do câncer.

O procedimento, realizado em Belo Horizonte, foi considerado um sucesso pela equipe médica. Após a cirurgia, o senador foi encaminhado ao Centro de Terapia Intensiva (CTI), onde permanecerá em observação pelas próximas 24 a 48 horas.

O filho do parlamentar, o deputado federal Samuel Viana (Republicanos-MG), acompanhou o pai na capital mineira.

Leia também

A equipe médica informou à imprensa que o procedimento seguiu todo o planejamento e não houve intercorrências. “Ele [senador] já está extubado, conversando”, disse um dos médicos responsáveis.

Viana, que é presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura o esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi diagnosticado com câncer em março deste ano, chegando a ficar internado por um breve período em um hospital particular de Brasília.

Nos últimos meses, o senador realizou quimioterapia oral — tratamento administrado por meio de medicamentos em forma de comprimidos, cápsulas ou líquidos.

Na última sessão da CPMI, o senador revelou que foi orientado pela equipe médica a realizar a cirurgia há cerca de 90 dias, mas que o procedimento foi adiado em razão dos trabalhos da comissão.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.
Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.

Ouvindo...