Encontro com governadores consolida bloco de apoio a Motta e Derrite no PL Antifacção

Lideranças estaduais de oposição se unem em torno de proposta que amplia poderes das polícias locais e reduz interferência federal

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebe nesta quarta-feira (12), em Brasília, um grupo de governadores da oposição que manifestaram apoio ao relatório do deputado Guilherme Derrite (PP-SP) para o Projeto de Lei Antifacção.

Participam da reunião, a princípio, os governadores Cláudio Castro (RJ), Romeu Zema (MG), Ronaldo Caiado (GO) e a vice-governadora Celina Leão (DF). O grupo foi recebido no gabinete da Presidência da Câmara no início da tarde.

A presença dos governadores mostra o alinhamento de lideranças regionais com o texto de Derrite, que amplia a autonomia das polícias estaduais e define que a Polícia Federal atue de forma cooperativa nas investigações sobre facções criminosas, milícias e grupos paramilitares, apenas nos casos que envolvam sua competência legal.

Leia também

O PL Antifacção foi enviado originalmente pelo governo federal e prevê penas mais duras para integrantes e financiadores de facções, uso de agentes infiltrados e a criação de um banco nacional de dados sobre organizações criminosas. Apesar do consenso em torno da necessidade de endurecimento da legislação, as disputas sobre competência e protagonismo entre estados e União travaram a tramitação nas últimas semanas.

Hugo Motta, que tem se posicionado pela celeridade da votação, sinalizou intenção de levar o projeto ao plenário ainda nesta quarta-feira.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Ouvindo...