Em tom motivacional, Lula deseja ‘boa sorte’ para candidatos ao Enem neste domingo (9)

O presidente escreveu, nas redes sociais, que o exame é mais do que uma prova, mas sim ‘um passo para a realização de sonhos’, a partir do ensino superior

Lula (PT), presidente do Brasil.

O presidente Lula (PT) desejou boa sorte aos estudantes que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para o ensino superior em instituições públicas e privadas, neste domingo (9).

Por meio das redes sociais, em tom motivacional, Lula afirmou que o Enem “é mais do que uma prova”, mas sim “um passo” para a realização de sonhos. “Sei o quanto esse dia é importante. Muita gente estudou, se esforçou, sonhou com esse momento. Então vá tranquilo, acredite em você e dê o seu melhor”, escreveu o presidente no X, antigo Twitter.

Os portões em todo o Brasil fecharam às 13h, no horário de Brasília.

A exceção vale para Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Acre, onde os portões fecharam mais cedo — em comparação com o horário de Brasília — por conta do fuso horário.

Neste domingo, os candidatos respondem a 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação.

Leia também

No próximo domingo (16), serão aplicadas outras 90 questões, dessa vez de Matemática e Ciências da Natureza.

Neste primeiro dia, os estudantes terão até 19h para realizar a prova, que terá cinco horas e trinta minutos de duração. No segundo dia, o exame irá até 18h30, trinta minutos a menos.

A saída da sala é permitida a partir das 15h30, mas sem o caderno de questões.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), neste ano foram quase cinco milhões de inscrições confirmadas, sendo 1.390.815 de estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio em 2025.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...