Durante compromissos em Belém, no Pará, onde participa da COP 30, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou neste sábado (8) solidariedade às
vítimas do tornado que atingiu cidades do Paraná. Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula lamentou as mortes e afirmou que o governo federal está mobilizado para prestar todo o apoio necessário às famílias afetadas.
“Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas”
Lula
Na mesma publicação, Lula informou que uma
equipe liderada pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, foi enviada à região. O grupo inclui representantes dos Ministérios da Saúde e da Integração e Desenvolvimento Regional, além de técnicos da Defesa Civil Nacional e profissionais da Força Nacional do SUS, que atuarão nas ações de resgate, atendimento e reconstrução das áreas atingidas.
“Seguiremos apoiando a população paranaense e prestando todo o auxílio que for necessário”, afirmou Lula.
Após os compromissos da COP 30, Lula deve viajar ainda hoje para a Colômbia, onde participará da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), reunião que discutirá integração regional, temas ambientais e, principalmente, a escalada no impasse entre a Venezuela e os Estados Unidos.