O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escalou a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, para representar a missão do governo federal no Paraná após o tornado
A comitiva, liderada pela ministra, Gleisi, parte na manhã deste sábado da Base Aérea de Brasil, também é composta pelo ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, pelo diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad), Armin Braun, e por equipes da Defesa Civil especializadas em socorro, ajuda humanitária e reconstrução.
Natural do Paraná, Gleisi também é deputada federal eleita pelo estado, apesar de não exercer a função atualmente. Nas redes sociais, a ministra disse que “este é um momento de união e de soma de esforços entre governos e sociedade para apoiar a população e reconstruir o que foi perdido”, afirmou.
De acordo com o Planalto, o objetivo é levar apoio imediato às vítimas, avaliar os danos e iniciar os procedimentos para reconstrução das áreas atingidas, em articulação com as prefeituras e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional - em um papel semelhante ao exercido pelo ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), após as enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024.
Segundo a ministra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que todo o suporte necessário seja oferecido à população afetada.