A Polícia Civil prendeu um homem, de 27 anos, nesta quarta-feira (11), suspeito de envolvimento no roubo na Universidade de São Paulo (USP). A prisão foi uma ação dos policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) no bairro do Jaguaré, em São Paulo.
O homem preso foi funcionário terceirizado da USP e tinha às áreas restritas da universidade. Ele foi identificado por meio de imagens, depoimentos de testemunhas e análise de dados telefônicos.
O crime aconteceu na madrugada de 1º de janeiro, no Instituto de Energia e Ambiente da universidade. O suspeito e comparsas armados renderam os vigilantes e roubaram uma grande quantidade de cobre e equipamentos eletrônicos. Os bandidos utilizaram uma van para transportar os materiais roubados.
Veja as imagens do crime
Imagens registram assalto de criminosos armados na USP; veja vídeo
— Itatiaia (@itatiaia) January 2, 2026
Clique e leia mais👇 pic.twitter.com/WpWtMDxn7h
A Polícia Civil segue em busca dos demais envolvimentos no crime. O caso foi registrado no Deic como associação criminosa.
Relembre como tudo aconteceu
A Itatiaia teve acesso às imagens das câmeras de segurança que mostraram os criminosos invadindo o laboratório do Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE), que fica no campus do Butantã, na Zona Oeste da capital paulista.
As imagens mostram o momento em que dois bandidos entram caminhando em um dos prédios. Na sequência, um portão é aberto. Alguns minutos depois, os criminosos saem e aguardam a chegada de uma van branca, que acesso o local nos primeiros minutos do dia 1º de janeiro.
Um outro trecho da gravação mostrou três criminosos mascarados rendendo os seguranças. Segundo a PM, quatro bandidos participaram do assalto. Após render os vigias, elas levaram os profissionais para uma cozinha e os mantiveram reféns sob fortes ameaças.
De acordo com a PM, os assaltantes levaram oito bobinas de fio de cobre e 80 metros de cabos plásticos, além dos celulares dos vigias. A USP não divulgou o valor dos materiais roubados.