Polícia prende ex-funcionário suspeito de ligação com roubo na USP

Funcionário de uma empresa terceirizada que atuava na USP, o homem tinha acesso a áreas restritas da universidade

Assaltantes levaram oito bobinas de fio de cobre e 80 metros de cabos plásticos, além dos celulares dos vigias

A Polícia Civil prendeu um homem, de 27 anos, nesta quarta-feira (11), suspeito de envolvimento no roubo na Universidade de São Paulo (USP). A prisão foi uma ação dos policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) no bairro do Jaguaré, em São Paulo.

O homem preso foi funcionário terceirizado da USP e tinha às áreas restritas da universidade. Ele foi identificado por meio de imagens, depoimentos de testemunhas e análise de dados telefônicos.

O crime aconteceu na madrugada de 1º de janeiro, no Instituto de Energia e Ambiente da universidade. O suspeito e comparsas armados renderam os vigilantes e roubaram uma grande quantidade de cobre e equipamentos eletrônicos. Os bandidos utilizaram uma van para transportar os materiais roubados.

Veja as imagens do crime

A Polícia Civil segue em busca dos demais envolvimentos no crime. O caso foi registrado no Deic como associação criminosa.

Relembre como tudo aconteceu

A Itatiaia teve acesso às imagens das câmeras de segurança que mostraram os criminosos invadindo o laboratório do Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE), que fica no campus do Butantã, na Zona Oeste da capital paulista.

As imagens mostram o momento em que dois bandidos entram caminhando em um dos prédios. Na sequência, um portão é aberto. Alguns minutos depois, os criminosos saem e aguardam a chegada de uma van branca, que acesso o local nos primeiros minutos do dia 1º de janeiro.

Um outro trecho da gravação mostrou três criminosos mascarados rendendo os seguranças. Segundo a PM, quatro bandidos participaram do assalto. Após render os vigias, elas levaram os profissionais para uma cozinha e os mantiveram reféns sob fortes ameaças.

De acordo com a PM, os assaltantes levaram oito bobinas de fio de cobre e 80 metros de cabos plásticos, além dos celulares dos vigias. A USP não divulgou o valor dos materiais roubados.

Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.

Ouvindo...