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Em BH, Lula assina MP que cria o programa Gás do Povo

Presidente afirmou que a diferença entre o valor do botijão que sai da Petrobras e o valor que chega para o consumidor não faz sentido

Presidente Lula assinou nesta quinta-feira (4) a MP que criou o programa Gás do Povo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, em cerimônia na tarde desta quinta-feira (4), no aglomerado da Serra, em BH, a Medida Provisória que criou o programa Gás do Povo.

A iniciativa vai garantir o botijão de gás gratuito para 15,5 milhões de famílias, com benefício para cerca de 50 milhões de pessoas em todo o Brasil. A criação do programa foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União, publicada minutos após o anúncio do presidente Lula.

Terão direito ao benefício as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 759) por pessoa, com prioridade para aqueles que recebem o Bolsa Família. Cada família terá direito a uma quantidade de botijões por ano, conforme a composição familiar: até três botijões para famílias de dois integrantes; até quatro para famílias com três integrantes; e até seis botijões anuais para famílias com quatro ou mais membros. Ao todo, o programa distribuirá cerca de 65 milhões de botijões por ano.

“Nós viemos aqui para anunciar o novo programa que estamos fazendo para garantir que as pessoas mais humildes deste país, que não tem dinheiro para comprar um botijão de gás, que sai da Petrobras a R$ 37 e chega, em muitos lugares, a R$ 130 ou R$ 150. É um absurdo entre a diferença do preço na Petrobras e o preço que chega”, afirmou Lula.

A operacionalização do programa será feita de diversas formas: por meio de um aplicativo gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), onde o beneficiário poderá localizar revendas credenciadas e acessar o vale eletrônico; com o cartão do próprio programa que será criado; por meio de vale impresso a ser retirado nas agências da Caixa Econômica Federal ou em lotéricas; ou com o cartão do Bolsa Família. A revenda participante terá identidade visual padronizada, incluindo nos pontos de venda, botijões, veículos e materiais de comunicação.

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Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.
Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.