O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) agradeceu nesta quinta-feira (17) o apoio de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, que pediu o fim do julgamento do brasileiro no STF. Na carta publicada na Truth Social, Trump escreveu que o processo contra Bolsonaro deve ser “encerrado imediatamente” e acusou o governo Lula de atacar a liberdade de expressão e perseguir opositores.
Réu por tentativa de golpe de Estado após os atos de 8 de janeiro de 2023, Bolsonaro voltou a afirmar que está sendo vítima de uma farsa judicial. “Estou sendo julgado por um golpe de Estado dado num domingo, sem tropas, sem armas, com a minha presença nos Estados Unidos. Algo completamente incrível. Um crime inexistente”, disse, em vídeo enviado por WhatsApp e publicado nas redes sociais.
Na mesma gravação, Bolsonaro afirmou que o objetivo do julgamento seria tirá-lo da política: “Querem me alijar do processo político. Alijar a maior liderança de direita da América do Sul”.
Trump tem usado o argumento da perseguição a Bolsonaro como justificativa política para impor tarifas contra importações brasileiras.
Veja o vídeo: