Ouvindo...

Após morte de Juliana Marins na Indonésia, Lula muda regra sobre traslado de corpos

Mudança autoriza o Itamaraty a custear o traslado de corpos, mas apenas casos excepcionais

Juliana Marins, brasileira de Niterói

O governo federal publicou nesta sexta-feira (27) um decreto que autoriza, em caráter excepcional, o uso de recursos públicos para o traslado de corpos de brasileiros que morrem no exterior. A medida, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi editada após a repercussão da morte da publicitária Juliana Marins, que caiu em um vulcão durante uma trilha na Indonésia.

O decreto publicado nesta sexta-feira altera um outro decreto que regulamenta a Lei de Migração, e representa uma mudança importante na atuação do Itamaraty nesses casos. Pela regra antiga, o Brasil era impedido, por lei, de custear o transporte de corpos de brasileiros de volta ao país, cabendo a família a resposabilidade pelo traslado.

Leia também

Antes do governo federal se manifestar, o ex-jogador Alexandre Pato e a Prefeitura de Niterói, cidade natal da vítima, já haviam se voluntariaram a custear o transporte do corpo ao Brasil. A prefeitura também decretou luto oficial de três dias.

Com a mudança, o Ministério das Relações Exteriores poderá arcar com os custos do traslado se todos os seguintes critérios forem atendidos:

  • a família comprovar incapacidade financeira para pagar o transporte;
  • não houver seguro contratado ou cláusula contratual de trabalho que cubra as despesas;
  • o falecimento ocorrer em circunstâncias que causem comoção pública;
  • e houver disponibilidade orçamentária e financeira por parte do governo.

O detalhamento dos procedimentos será regulamentado por um ato próprio do ministro das Relações Exteriores.

Na quinta-feira (26), Lula havia telefonado para Manoel Marins, pai de Juliana, e prometido que o governo prestaria todo o apoio necessário, incluindo o traslado. “Conversei com o pai de Juliana para prestar minha solidariedade. Informei a ele que determinei ao Itamaraty que preste todo o apoio à família”, escreveu o presidente em sua conta no X (antigo Twitter).

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio