Ouvindo...

Deputado apresenta PL para aumentar pena por adulteração de bebida alcóolica

À Itatiaia, Kim Kataguiri classificou os recentes casos de intoxicação como ‘tristes e chocantes’

Kim Kataguiri no estúdio da Rádio Itatiaia, em Brasília

O deputado Kim Kataguiri (União-SP) disse, em entrevista à Rádio Itatiaia nesta terça-feira (30), que vai apresentar um PL (projeto de lei) para aumentar a pena daqueles que alteram bebidas alcóolicas de forma criminosa.

“Hoje já é crime você adulterar bebida, qualquer produto que você falsificar, especialmente produtos que são consumidos. Pretendo apresentar um projeto que cria uma qualificadora em que eu aumento a pena base para aquele crime. O que eu vou fazer é colocar que a pena mínima e a pena máxima é maior caso o consumo dessa bebida cause uma lesão grave, que deixa sequela permanente ou lesão grave”, falou ele.

Contaminação com metanol

Na segunda-feira (29), o estado de São Paulo registrou a terceira morte relacionada ao crime. De acordo com o governo local, ainda há 10 casos sob investigação com suspeita de intoxicação na capital paulista. Não se sabe como ocorreram as intoxicações.

Leia também

Kim classificou os casos recentes como “tristes e chocantes”. “Por que metanol? Por que fazer isso com as pessoas? Envenenar ‘o inimigo’? Por que alguém faria isso? Imagine a tragédia de uma pessoa ter a vida toda comprometida apenas por ter tomado uma bebida.”

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.