Defesa de Bolsonaro pede a Moraes autorização para realização de ultrassom dentro da PF

Pedido foi formalizado após despacho de Moraes, onde ele cita que os exames apresentados anteriormente pela defesa não estavam atualizados

Jair Bolsonaro

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para que um médico realize, com urgência, um exame de ultrassom nas dependências da Superintendência da Polícia Federal (PF) no Distrito Federal, onde ele está preso desde o último dia 22.

O pedido foi formalizado após despacho de Moraes no qual o ministro destacou que os exames apresentados anteriormente pela defesa não possuíam “atualidade temporal” suficiente para avaliar a necessidade de eventual intervenção cirúrgica. Por essa razão, o STF determinou a realização de perícia médica oficial pela Polícia Federal no prazo de 15 dias.

Segundo a petição, a defesa recebeu nesta quinta-feira (11) um novo pedido médico assinado pelo Dr. Claudio Birolini, recomendando, em caráter de urgência, que seja feita uma ultrassonografia das regiões inguinais direita e esquerda para investigar possível hérnia inguinal bilateral.

Leia também

A defesa argumenta que se trata de um procedimento “não invasivo, rápido e que não exige sedação ou estrutura hospitalar”, motivo pelo qual poderia ser executado in loco.

Os advogados dizem que o objetivo é suprir a exigência de exames atualizados, ponto pedido por Moraes, e facilitar a conclusão da perícia determinada pelo ministro, “sem qualquer impacto no fluxo decisório estabelecido pelo STF”.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Ouvindo...