Damião diz que ‘tarifa social’ no transporte público será pauta de conversa com Lula

O prefeito da capital mineira espera discutir o assunto com o presidente ainda nesta quinta-feira (11), quando o chefe do Executivo estará em Minas para cumprir agenda

Álvaro Damião (União Brasil), prefeito de BH.

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), afirmou que irá discutir a implementação de uma “tarifa social” para o transporte público da capital mineira com o presidente Lula (PT) nesta quinta-feira (11), quando o chefe do Executivo estará novamente em Minas Gerais para cumprir agenda. “O presidente será recebido por mim e tenho certeza de que ele [Lula] irá se sensibilizar e ajudar os municípios brasileiros a fazer com que as pessoas não precisem mais pagar para andar de ônibus em suas cidades, independentemente de ser uma cidade pequena ou a capital do estado”, disse.

Em conversa com a imprensa após a entrega do Grande Colar do Mérito Legislativo, na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), Damião relembrou o imbróglio envolvendo o Projeto de Lei (PL) que previa a implementação da tarifa zero irrestrita na capital mineira. O texto não avançou entre os vereadores e foi rejeitado em primeiro turno.

Segundo o prefeito, o Executivo não rejeita a ideia, mas não havia condições financeiras para arcar com o projeto. Para Damião, a perspectiva muda se o governo federal decidir apoiar a proposta de gratuidade. “Falo muito que o sistema de transporte tem que ser semelhante ao Sistema Único de Saúde (SUS). O governo federal precisa nos ajudar a bancar isso, até porque é o povo do município. As pessoas moram nas cidades, mas todos somos brasileiros e pagadores de impostos municipais, estaduais e federais”, afirmou.

Leia também

Nesta semana, o ministro das Cidades, Jader Filho, disse que o governo Lula aguarda apenas estudos técnicos do Ministério da Fazenda para avançar na discussão da Tarifa Zero em âmbito nacional.

Damião afirmou que, em Brasília, conversou sobre o assunto com o ministro e reforçou que há interesse dos prefeitos em avançar no tema para solucionar os problemas de mobilidade urbana. “Fazer os municípios bancarem esse processo todo é muito difícil. Fazer o que nós estamos fazendo era um sonho do belo-horizontino: andar de ônibus sem pagar aos domingos e feriados.”

No último domingo (7), o prefeito anunciou, pelas redes sociais, que os ônibus em Belo Horizonte passarão a ser gratuitos aos domingos e feriados a partir do próximo dia 14. Aos jornalistas, Damião disse que a medida tem o objetivo de democratizar o acesso à capital mineira, possibilitando que pessoas de todas as idades circulem pela cidade nesses dias sem se preocupar com o valor da tarifa. “A própria prefeitura vai viabilizar o pagamento por meio do subsídio. Nós já temos todo um projeto estudado ao longo do ano e vamos apresentar mais detalhes na próxima quinta-feira”, declarou.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...