Ouvindo...

Comitiva de prefeitos brasileiros deve sair de Israel na segunda-feira (16), diz Carlos Viana

O senador, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, afirmou que o acordo foi fechado neste domingo (15) e que o governo israelense garantiu escolta

Senador Carlos Viana (Podemos), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel.

O senador Carlos Viana (Podemos), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, afirmou à Itatiaia que os prefeitos e vice-prefeitos brasileiros que estão “presos” em Tel Aviv, em Israel, devem ser levados, na manhã de segunda-feira (16), no horário local, até a fronteira com a Jordânia, onde serão recebidos pela embaixada brasileira.

“O acordo foi fechado neste domingo, e o governo de Israel se prontificou a fazer a escolta”, disse o senador à reportagem.

Segundo Viana, após a retirada das comitivas oficiais do país, o próximo passo será aproximar o Itamaraty e o Ministério das Relações Exteriores de Israel para viabilizar o retorno de outros brasileiros ao Brasil.

Leia também

O senador criticou a política externa do governo do presidente Lula (PT) e a falta de proximidade entre Brasil e Israel. De acordo com ele, a ausência de um embaixador brasileiro em território israelense dificultou o avanço das negociações.

“A dificuldade é exatamente a posição da política externa brasileira de não ter um embaixador em Israel, de não manter diálogo. As relações estão esfriadas, e isso ocorre em um momento muito ruim”, afirmou.

Ainda segundo o senador, por enquanto, é pouco provável que o Brasil consiga enviar aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), embora a situação continue sendo monitorada.

Ministra liga para prefeitos

No sábado (14), a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), entrou em contato por telefone com os prefeitos que estão em Israel, em meio ao conflito com o Irã.

A lista de autoridades brasileiras que estão no país inclui:

  • Álvaro Damião (União Brasil), prefeito de Belo Horizonte;
  • Cícero Lucena (PP), prefeito de João Pessoa;
  • Claudia Lira (Avante), vice-prefeita de Goiânia;
  • Johnny Maycon (PL), prefeito de Nova Friburgo;
  • Nélio Aguiar, ex-prefeito de Santarém;
  • Vanderlei Pelizer (PL), vice-prefeito de Uberlândia;
  • Welberth Rezende (Cidadania), prefeito de Macaé (RJ).
Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.