Ouvindo...

Câmara aprova projeto que cria ‘Praça Fuad Noman’ no centro de Belo Horizonte

O texto foi o primeiro enviado pelo prefeito Álvaro Damião (União), que assumiu a prefeitura em 3 de abril deste ano, após a morte do então chefe do Executivo, Fuad Noman

Praça Fuad Noman será localizada no centro de Belo Horizonte

A Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) aprovou, na tarde desta terça-feira (24), a proposta da Prefeitura de Belo Horizonte para dar o nome do ex-prefeito Fuad Noman (PSD) à antiga Praça Independência, que fica entre os prédios do Conjunto Sulamérica-Sulacap, na avenida Afonso Pena, centro da capital. O texto não precisa ser apreciado em plenário.

O projeto da “Praça Fuad Noman” foi o primeiro enviado pelo prefeito Álvaro Damião (União), que assumiu a prefeitura em 3 de abril deste ano, após a morte do então prefeito Fuad Noman. Na ocasião, Álvaro também expressou a vontade de fazer uma estátua de bronze do ex-prefeito.

Na mensagem da prefeitura enviada à Câmara, Damião diz que a mudança de nome da praça é o reconhecimento ao legado de Noman.

“O projeto de lei propõe a outorga da denominação Fuad Noman à praça acima mencionada, em reconhecimento ao legado deixado pelo Prefeito. A dedicação à nossa cidade durante o tempo em que esteve à frente da gestão pública transformou Belo Horizonte em um município mais desenvolvido, justo e acolhedor para todos os cidadãos”.

Álvaro, ao tomar posse em abril deste ano, havia prometido que faria a mudança de nome da praça para homenagear o ex-prefeito.

“Meu primeiro ato como prefeito, primeiro projeto de lei enviado para esta Câmara, é mostrar as pessoas que conheceram Fuad, sempre que passar pela Afonso Pena, lembrar dele. O vovô que foi reeleito prefeito. A praça da independência terá uma estátua de bronze, com o vovô sentado ali, com seus suspensórios. Que possamos dar o nome da Praça da Independência a Fuad Noman”, disse Damião.

Recriação da Praça era vontade de Fuad Noman

Em 29 de maio do ano passado, após determinar a demolição do anexo que havia ocupado o local da Praça da Independência no século passado, Fuad Noman fez uma visita ao prédio, e para marcar o início das obras de demolição e recriação da praça, Noman deu a primeira “marretada” em uma das paredes que seriam derrubadas.

Em coletiva de imprensa, ele reforçou que a nova praça faria parte do programa Centro de Todo Mundo, criado por ele durante sua gestão.

“A primeira marretada foi dada. Quando nós resolvemos fazer a revitalização do Centro e criamos o projeto Centro de Todo Mundo, nosso objetivo era melhorar a cara do Centro de Belo Horizonte. Modernizar, trazer as coisas boas e isso daqui era um entrave. A obra foi construída nos anos de 1940 com a finalidade de abrir a visão para o Viaduto Santa Tereza, uma praça para as pessoas terem um momento de lazer e diversão, só que anos depois eles construíram esse ‘monstrengo’ aqui”, disse Noman.

A nova praça, que agora possibilita uma visão completa do icônico Viaduto Santa Tereza, foi reinaugurada em 27 de fevereiro deste ano, cerca de um mês antes da morte de Fuad Noman, em consequência de complicações de um tratamento contra o câncer.

Leia também

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.