Em Washington, nesta quinta-feira (13), o secretário do Departamento de Estado dos EUA, Marco Rubio, se reuniu com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, para tratar das tarifas dos Estados Unidos ao Brasil. Trata-se da segunda vez que os dois fazem reunião.
O encontro, de 10 minutos, foi seguido por uma reunião ampliada de uma hora com os negociadores. O tema central das negociações foi o tarifaço de 50% aplicado aos produtos brasileiros pelo presidente americano Donald Trump, em agosto deste ano.
Pesquisa indica que Lula saiu fortalecido após encontro com Donald Trump Lula afirma que teve uma 'ótima’ reunião com Trump Tarifaço: Lula diz que deve ligar para Trump se não houver avanço nas negociações Aliados de Bolsonaro chamam encontro entre Lula e Trump de ‘vitória da direita’
Demandas dos EUA
O ministro contou que, em 4 de novembro, autoridades do Itamaraty, do Ministério da Fazenda e do MDIC participaram de uma videoconferência de alto nível com representantes dos Estados Unidos. Durante o encontro, o Brasil apresentou uma resposta detalhada à lista de pontos enviada por Washington em 16 de outubro.
“Expondo nossas propostas para resolver as questões, agora aguardamos o retorno deles”, afirmou Mauro Vieira. Marco Rubio disse que a resposta deve ser enviada “muito em breve”.
Na reunião ampliada, estavam presentes representando o Brasil além de Vieira:
- Maria Luiza Ribeiro Viotti, embaixadora do Brasil em Washington;
- Joel Sampaio, chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social;
- Ricardo Monteiro, chefe de gabinete e embaixador;
- Philip Fox-Drummond Gough, Secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores;
- Fernando Sena, número dois da embaixada do Brasil em Washington.