Ouvindo...

Tarifaço: Lula diz que deve ligar para Trump se não houver avanço nas negociações

Os mandatários do Brasil e dos EUA já tiveram encontro para tratar do assunto

Lula e Trump discutem tarifas e retomam diálogo entre Brasil e EUA: ‘Bons acordos’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que vai ligar para Donald Trump caso as negociações para a retirada do “tarifaço” dos Estados Unidos contra o Brasil não avancem. A declaração foi dada nesta terça-feira (4) em Belém, no Pará, onde ocorre a COP 30.

Lula e Trump se reuniram na Malásia no final de outubro. Foi a primeira vez que os dois presidentes fizeram reunião após os Estados Unidos anunciarem tarifas de 50% a produtos brasileiros.

“Eu, quando terminar a COP, se não tiver marcado a reunião entre os meus negociadores e os negociadores do Trump, eu vou ligar para o Trump outra vez, porque ele tem o meu telefone e eu tenho o telefone dele”.

“O interesse é meu de negociar. Então ao terminar a COP, se não tiver tido a reunião, não terei nenhum problema de ligar para o presidente Trump. Não terei nenhum problema de ir a Washington, não terei nenhum problema de ir a Nova York e espero que ele não tenha nenhum problema de vir ao Brasil”, completou Lula.

Leia também

O encontro

O encontro entre os dois chefes de Estado ocorreu em Kuala Lumpur, na Malásia, na último mês, e durou cerca de 50 minutos.

Lula disse que a conversa foi “franca e construtiva” e que ambos concordaram em iniciar imediatamente reuniões técnicas para encontrar soluções relacionadas ao tarifaço de 50% aplicado pelos EUA a produtos brasileiros.

“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, afirmou Lula.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.