Bolsonaro alegou surto e negou tentativa de fuga em audiência de custódia

Ex-presidente passou por audiência de custódia na manhã deste domingo (23) após ser preso preventivamente pela Polícia Federal

O ex-presidente Jair Bolsonaro está preso na sede da PF em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) relatou ter sofrido um surto e negou que tinha intenção de fugir do país, durante audiência de custódia neste domingo (23). O antigo mandatário foi preso preventivamente pela Polícia Federal na manhã desse sábado (22) após uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Com a audiência, o juiz auxiliar de Moraes que conduziu o processo decidiu que a prisão cumpriu os requisitos legais, e Bolsonaro seguirá recluso na superintendência da Polícia Federal em Brasília, por tempo indeterminado. O vídeo da audiência não será divulgado.

Bolsonaro está preso em uma sala de Estado Maior, com ar condicionado, frigobar e televisão, além de contar com o auxílio médico em tempo integral devido ao estado de saúde fragilizado. Pela manhã, Moraes ainda permitiu a visita da esposa Michelle Bolsonaro, mas pediu para que a defesa do ex-presidente detalhasse os filhos que queriam ir até o local.

Bolsonaro foi preso de maneira preventiva porque Moraes identificou risco de fuga do ex-presidente. Na sua decisão, o magistrado ressaltou que houve uma tentativa de violar a tornozeleira eletrônica, conforme relato do Centro de Integração de Monitoração Integrada às 0h08 de sábado. Posteriormente, um vídeo divulgado mostrou Bolsonaro confessando que tentou romper o aparelho com ferro de solda.

O magistrado também citou uma vigília de orações que foi convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como um fator de risco. Segundo Moraes, a manifestação que ocorreu na noite desse sábado tinha como objetivo causar uma desordem pública para facilitar uma fuga.

Cabe lembrar que essa prisão de Bolsonaro ainda não se trata do cumprimento da pena de 27 anos e três meses de reclusão por liderar uma tentativa de golpe de Estado. Porém, o processo está em fase final de recursos, com o prazo sendo encerrado nesta segunda-feira (24).

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...