Ouvindo...

BH pode ser a primeira capital brasileira com Tarifa Zero; saiba quem vai financiar

Governo federal quer BH como modelo para Lei Nacional. Brasil tem 137 cidades com transporte totalmente gratuito

Izabella Lourença

A vereadora IzaLourença (PSOL) afirmou, em entrevista à Rádio Itatiaia nesta quinta-feira (3), que se reuniu com o secretário de Mobilidade Urbana, em Brasília, para discutir a proposta de tarifa zero no transporte público de Belo Horizonte.

O texto propõe a criação do Programa Municipal de Incentivo ao Uso do Transporte Público Coletivo por Ônibus, que tem como principal objetivo a implementação da tarifa zero no serviço de ônibus da cidade em um prazo de quatro anos.

“Com o nosso projeto, as empresas vão pagar por funcionário”, explicou. “Muitas empresas que hoje não pagam o vale-transporte, vão começar a contribuir para que as pessoas andem de ônibus”. Assista à íntegra da entrevista abaixo:

O PL explica que a tarifa zero será financiada por meio da criação de uma Taxa do Transporte Público (TTP) a ser paga por empresas com mais de nove funcionários, além de recursos do orçamento municipal.

Leia também

Segundo ela, a implementação da medida pode promover justiça social, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e melhorar o trânsito na cidade.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.