Ouvindo...

‘BH é a cidade da inclusão’, diz Damião durante Parada do Orgulho LGBTQIAPN+

Neste ano, a expectativa dos organizadores é reunir cerca de 350 mil pessoas na avenida Afonso Pena, no Centro da capital mineira

Álvaro Damião (União Brasil), prefeito de Belo Horizonte.

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), participou neste domingo (20) da 26ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+, no Centro da capital mineira. Para a imprensa, Damião afirmou que a cidade está aberta a eventos e à inclusão.

“Quando você vota na urna, é esperado que a pessoa te represente, independentemente de partido ou posição. É preciso governar para todos. O recado é que BH é governada para todo mundo. BH é a cidade do ‘sim’, a cidade da inclusão, a cidade de todos”, disse o prefeito.

Neste ano, o evento tem como tema: “Envelhecer bem: direito às políticas públicas do bem viver, ao prazer e à cidade”, e a expectativa dos organizadores é reunir cerca de 350 mil pessoas na avenida Afonso Pena.

Também à imprensa, Damião afirmou que a Prefeitura de Belo Horizonte enxerga a Parada como “um evento que atrai pessoas de todo o Brasil” e ressaltou que o objetivo é que o poder público continue presente nessas mobilizações. “Não é um evento que uma pessoa quer e outra não quer. A gente participa dos eventos que a cidade deseja, independentemente de uma pessoa gostar ou não”, afirmou.

A concentração começou por volta das 14h, com encerramento previsto para as 20h.

Parlamentares levaram evento à Justiça

Dias antes da Parada, uma decisão liminar da Justiça de Minas Gerais reduziu para R$ 100 mil o valor que a Prefeitura poderia repassar para a organização do evento.

O contrato previa inicialmente um apoio de R$ 450 mil, firmado com o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual e Identidade de Gênero de Minas Gerais (Cellos-MG).

A liminar foi concedida após uma ação popular movida pelos vereadores Uner Augusto (PL) e Pablo Almeida (PL).

Leia também

Fuad na Parada

Em 2022, o ex-prefeito de BH, Fuad Noman (PSD), também participou do evento, que havia ficado quase dois anos sem ser realizado devido à pandemia de Covid-19.

Na edição de 2024, Fuad anunciou a criação da Comissão Municipal LGBTQIA+, com o objetivo de discutir o enfrentamento da violência contra minorias e a promoção de políticas públicas para garantir a diversidade e a inclusão no município.

“Mais um passo que a Prefeitura dá no sentido de atender essa população que sofre discriminação, violência e abandono. Estamos aqui prontos para movimentar a PBH em prol da diversidade dessa comunidade”, declarou Fuad em discurso.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.