Uner Augusto (PL) foi eleito vereador de Belo Horizonte, neste domingo (6), com 13.401 votos. Ele nasceu em BH no dia 13 de dezembro de 1990, tem 33 anos e é formado em Direito. Uner é casado e pai de três meninas. Em suas redes sociais, se apresenta como especialista em Direito Público e cofundador da MOVA Brasil.
Uner foi suplente na última eleição municipal pelo PRTB e chegou a assumir a vaga de Nikolas Ferreira (PL), eleito deputado federal em 2022. No entanto, a chapa foi cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral por fraude na cota feminina, e Uner ficou apenas 76 dias no cargo. A ação no TSE que acusou a fraude na candidatura de mulheres foi movida pelo PSOL.
Em suas propostas apresentadas em 2024, Uner aponta que seu objetivo ‘será unir forças com os cidadãos para fazer Belo Horizonte a capital mais conversadora do Brasil’. Em suas redes sociais são mais de 13 mil seguidores. Em 2023, durante as poucas semanas em que virou suplente de Nikolas Ferreira (PL) antes de ter o mandato cassado, fez barulho nas redes ao manter cartazes na porta do gabinete com os dizeres: “homens não menstruam”, “aborto é assassinato”, “meninos têm pênis. Meninas têm vagina” e “Todes não existe”.