A votação que oficializa a indicação do deputado estadual
Candidato único, o parlamentar pleiteia a vaga deixada por José Alves Viana, que se aposentou do cargo em 2024. Alencar da Silveira Júnior disputa a primeira das três vagas no TCE-MG que são de prerrogativa do Poder Legislativo.
Além de José Alves Viana, os conselheiros Wanderley Ávila e Mauri Torres também se aposentaram, em 2024 e 2025, respectivamente.
Das sete cadeiras do Tribunal, quatro estão desocupadas. Além das três indicações feitas pelo Poder Legislativo, uma cabe ao governador Romeu Zema (Novo).
O pedetista registrou sua candidatura em julho deste ano. O requerimento apresentado por Alencarzinho, como o parlamentar também é conhecido, foi assinado por 73 deputados — não o subscreveram apenas
Anteriormente, Rodrigues chegou a articular uma candidatura ao Tribunal de Contas, mas desistiu de disputar a indicação no último dia para o registro. Aos parlamentares, o deputado afirmou que a decisão foi motivada por orientação do presidente da ALMG, que recomendou “buscar o consenso em torno da indicação de parlamentares com maior experiência e número de mandatos”.
Alencarzinho está no oitavo mandato e tem 63 anos. A aposentadoria de conselheiros é compulsória aos 75 anos. Caso seja aprovado, o deputado poderá permanecer no cargo por, no máximo, 12 anos.