Ouvindo...

Assembleia vota nesta quarta (27) indicação para vaga no Tribunal de Contas

Candidato único, Alencar da Silveira Júnior pleiteia a vaga deixada por José Alves Viana, que se aposentou do cargo em 2024

Alencar da Silveira Júnior (PDT), deputado estadual.

A votação que oficializa a indicação do deputado estadual Alencar da Silveira Júnior (PDT) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) será realizada nesta quarta-feira (27), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Candidato único, o parlamentar pleiteia a vaga deixada por José Alves Viana, que se aposentou do cargo em 2024. Alencar da Silveira Júnior disputa a primeira das três vagas no TCE-MG que são de prerrogativa do Poder Legislativo.

Além de José Alves Viana, os conselheiros Wanderley Ávila e Mauri Torres também se aposentaram, em 2024 e 2025, respectivamente.

Leia também

Das sete cadeiras do Tribunal, quatro estão desocupadas. Além das três indicações feitas pelo Poder Legislativo, uma cabe ao governador Romeu Zema (Novo).

O pedetista registrou sua candidatura em julho deste ano. O requerimento apresentado por Alencarzinho, como o parlamentar também é conhecido, foi assinado por 73 deputados — não o subscreveram apenas Sargento Rodrigues (PL), Carlos Henrique (Republicanos) e Bella Gonçalves (PSOL), além do presidente da Casa, deputado Tadeu Leite (MDB).

Anteriormente, Rodrigues chegou a articular uma candidatura ao Tribunal de Contas, mas desistiu de disputar a indicação no último dia para o registro. Aos parlamentares, o deputado afirmou que a decisão foi motivada por orientação do presidente da ALMG, que recomendou “buscar o consenso em torno da indicação de parlamentares com maior experiência e número de mandatos”.

Alencarzinho está no oitavo mandato e tem 63 anos. A aposentadoria de conselheiros é compulsória aos 75 anos. Caso seja aprovado, o deputado poderá permanecer no cargo por, no máximo, 12 anos.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.