O deputado estadual Alencar da Silveira Jr. (PDT) registrou, nesta quarta-feira (2), sua candidatura à cadeira que pleiteia no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). A vaga, que é a primeira de três disponíveis, está aberta desde a aposentadoria compulsória do ex-conselheiro José Alves Viana, em abril de 2024.
O requerimento apresentado por Alencarzinho, como é conhecido o deputado, é assinado por 73 deputados estaduais, não tendo sido chancelado apenas por Sargento Rodrigues (PL), Bella Gonçalves (PSOL) e Carlos Henrique (Republicanos).
À Itatiaia, o parlamentar afirma que sua candidatura é um consenso dentro da Casa. “Um consenso que nasceu com a experiência que a gente tem, com o convívio que a gente teve”, destaca. Alencar ressalta ainda os 36 anos de vida pública, com dez mandatos consecutivos, dos quais oito deles cumpridos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
“São a convivência com mais de 350 parlamentares que passaram e que estão, hoje, no Parlamento, com a convivência nunca de esquerda, nem de direita, nem de centro. Eu sempre fui um deputado. Em minhas oito legislaturas, cinco delas na mesa da Assembleia Legislativa, sempre convivendo e fazendo o Parlamento Mineiro crescer”, completa.
Feito o registro, resta à Mesa Diretora dar seguimento à candidatura. Se for deferida, Alencarzinho será ainda sabatinado por uma comissão especial e, somente após o parecer do colegiado, a indicação será levada a plenário. Caso o parlamentar seja de fato indicado, ainda é necessário que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o nomeie.